História do Café

Não há evidência real sobre a descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. Uma das mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis. Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos (ABIC, 2010). Quanto às primeiras culturas de café, há duvidas se estas se instalaram na própria Etiópia ou no vizinho Iêmen (Arábia), para onde o café foi levado pelos árabes, no início do século XVII ou, talvez, mesmo antes (ICEA, 1985).

Café no Brasil

O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa. Já naquela época o café possuía grande valor comercial. Devido às condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas (ABIC, 2010).
O café torrado é o endosperma (grão) beneficiado do fruto maduro de espécies do gênero Coffea, como Coffea arábica L., Coffea libérica Hiern, Coffea canephora Pierre (Coffea robusta Linden), submetido a tratamento térmico até atingir o ponto de torra escolhido (Brasil, 2005).
Café torrado e moído

Referências

ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. A História do café – Origem e trajetória [internet]. Disponível em http://www.abic.com.br/scafe_historia.html Acesso em janeiro de 2010.
ICEA– Instituto Campineiro de Ensino Agrícola. Cultura de Café, Campinas – São Paulo, 1985.
Brasil. Resolução RDC no 277, publicada no Diário Oficial da União, 23 de setembro, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário